Cultura Data Driven
O que tem trazido a humanidade até aqui é a forma de como nos relacionamos com os dados e qual plano de ação é adotado após isso.
A cada dia que passa consumimos um volume maior de dados. De acordo com a IDC, empresa de inteligência de mercado e consultoria em serviços estratégicos, geramos 2,5 quintilhões de bytes de dados todos os dias. Esses dados vêm de redes sociais, mensagens em aplicativos de conversa, sinais de GPS, pesquisas em sites de busca, compras on-line, vídeos que vemos em sistemas de streaming, entre outros.
E são esses dados que depois de armazenados em nossa mente, se tornam informações e inteligência para conduzirmos nosso dia-a-dia e auxiliar nas nossas decisões diárias, ou seja somos guiados pelos dados que nos cercam e moldados pelos dados que consumimos.
Agora imagine se não tivéssemos esses dados diários para nos guiar? Como seriam nossas ações no decorrer do dia? Nossa tomada de decisão seria menos assertiva?
Vou exemplificar, imagine você sendo convidado para uma reunião mega importante de negócios, seu cliente lhe passa o endereço e você não tem uma ferramenta como um GPS para te auxiliar, como chegaria até ao local no horário correto? Uma boa estratégia seria você sair muito mais cedo de casa e ao se aproximar do local por sua noção de conhecimento, ir perguntando aos moradores locais, mas quanto tempo você consumiu do seu dia para realizar essa tarefa?
Com um GPS com certeza seria mais fácil, mais produtivo, podendo evitar custos desnecessários como combustível, talvez uma alimentação que poderia ser feita em casa, entre outros. Com esse pequeno exemplo acredito que tenha ficado claro para você o quanto somos “orientados por dados” em nossas vidas.
Necessitamos de orientação para sermos mais efetivos e produtivos em nosso dia a dia. E com as empresas não é diferente, também precisam ser orientadas por dados para serem mais produtivas e consequentemente levar um melhor serviço/produto ao seu cliente. Num mundo de imediatismo, de constante inovação, a disponibilidade do dado é cada vez mais prezada por nossos clientes e quem não acompanha esta evolução acaba ficando pra trás. Um ótimo exemplo é a alta demanda do Mercado Livre com as entregas em modelo “Full”, até 24hrs sua mercadoria está na porta da sua casa. Já imaginou o quão rápido deve ser o recebimento dos dados para que isso possa acontecer? Qual a taxa de disponibilidade desses dados?
Não é à toa que a empresa Mercado Livre é a maior empresa de marketing place do Brasil e a quarta maior do mundo!
Sua empresa está municiada de dados estruturados para você ser competitivo no mercado?
Todas as empresas geram muitos dados, mas nem sempre se tornam informações, pois são as informações que lhe direcionarão para uma tomada de decisão assertiva, e por isso a disponibilidade das informações são tão importantes, quanto mais rápido identificar o erro, o gargalo a “rota errada”, mais rápido você traça uma nova rota e volta pro “game”, evitando custos e desabonos com seus clientes.
É por isso que existe a D3 Data, uma empresa que está preparada para transformar sua cultura Data Driven, cuidando do processo de ponta a ponta, criando uma estrutura desde a inserção do dado até o consumo e compartilhamento com a maior disponibilidade possível.
Sua empresa é orientada a dados? Leia alguns pontos abaixo para fazer essa reflexão:
- Tem dificuldades para confrontar informações?
- Tem acesso as suas informações de forma comparativa?
- Qual o nível de administração sobre os seus dados?
- Seus relatórios estão estruturados?
- Seus dados estão atualizados e disponíveis?
- Sua equipe sabe quais são as metas e conseguem acompanha-las?
- O que é feito com o volume de dados que sua equipe gera diariamente?
- Sua empresa possui uma base de dados sólida para exercitarem análises de benchmark?
Se você precisa de respostas sobre o seu negócio e deseja se tornar uma empresa Data Driven, conte com a D3 Data, estamos aqui para lhe tornar uma empresa orientada a dados!